MTV x BSBA MTV (Music Television) é uma emissora de televisão criada em 1980 nos Estados Unidos voltada para o público jovem que tem sede de música: mostrando clipes, falando sobre as novidades de bandas e cantores de todos os gêneros.
Aqui no Brasil ela começou em 1990 com o mesmo seguimento.
Em cada década do século XX um gênero musical estava em alta, e nos anos 90 o pop desbancou o grounge do Nirvana e o hip-hop americano, atraindo a maior parte dos telespectadores da emissora: meninas entre 12 e 16 anos.
Mas não era apenas cantoras como Celine Dion que faziam sucesso. Iniciou-se com New Kids On The Block um mar de grupos vocais que cantavam e dançavam.
A fórmula do sucesso era: um grupo de meninos novos, com rostos bonitinhos, vozes afinadas e o mais importante, atuações que faziam qualquer menina acreditar no amor deles. Mas essa fórmula ficou marcada na história da música com a criação dos Backstreet Boys e a versão feminina (chamadas girlbands) Spice Girls.
Com o surgimento de outros grupos do mesmo tipo (ex: *N’Sync, 98º, O-town, Westlife) a mídia adotou o termo boyband para se referir a eles.
O BSB sempre deu muita audiência a MTV Brasil quando estavam no auge, principalmente em programas como Disk MTV (última exibição em 2006), feito pela audiência e suas preferências musicais, o hit parade da emissora.

Entre 1999 a 2001, os clipes dos Backstreet Boys eram número um na parada, desbancando grandes nomes como Mariah Carey, Britney Spears e Eminnem. O clipe de Show Me the Meaning of Being Lonely ficou em primeiro lugar no programa por mais de 3 meses em 2000. E The Call e Shape of My Heart foram primeiro e segundo lugares num mesmo programa.
De uns anos pra cá a MTV vem reformulando a proposta da emissora. Diminuindo a exibição de videoclipes e aumentando os programas de informações sobre música, apostando ainda nos maiores sucessos de audiência da TV brasileira, os Reality Shows.
Com
a mudança se iniciou uma espécie de preconceito com certos gêneros, principalmente o pop que sempre foi muito forte. Outras emissoras cresceram em função a isso atraindo os jovens e brigando como gente grande com a maior emissora desse público. A MIX TV e o canal a cabo Multishow, são os maiores hoje em dia por exibirem clipes e terem suas paradas: o Top Mix e TVZ.
Esse “preconceito” da MTV se mostra de várias maneiras: A emissora se fechou a um grupo de telespectadores e tenta a todo custo implantar o seu "gosto pessoal" nos que ainda a assistem.
Os fãs de Pop Music, como os fãs dos Backstreet Boys, estao muito insatisfeitos e se recusam a aceitar a mudanca.
Os programas exibidos por lá, assumiram uma atitude agressiva com relação as boybands, transformando-os em alvos de piadinhas e brincadeiras sem graça feitas pelos Vj's. “Pérola” (um quadro do programa de Marcos Mion que fala dos erros dos clipes) com I'll Never Break Your Heart é muito engraçado, mas existem algumas brincadeiras ou mesmo quando falam do grupo com insatisfação, que nenhum fã admira.
Hoje os Backstreet Boys não têm o mesmo sucesso que antigamente, só que quando eles aparecem na TV, o amor dos fãs é tão grande que acabam sendo uma grande estratégia para crescer a audiência.
Verdade é que ainda hoje a MTV Brasil é precurssora no genêro de TV e assim como há 10 anos atrás, ainda "manipula" os jovens que a assiste.
Outra v
erdade é que os fiéis fãs da música pop mantém as tradições e continuam fazendo a sua parte contra a "ditadura" assumida no canal.
A guerra continua e ambos os lados são fortes.
Quem sabe um dia o preconceito acabe e a MTV Brasil e os fãs possam caminhar juntos, respeitando suas diferenças e trabalhando juntos para termos de novo uma TV de qualidade, que a muito não sabemos o que é e que, de fato, TODOS possam apreciar.
Sessão "Opinião"
Texto por Raquel Bucione